quinta-feira, 28 de junho de 2012

obrigada


pela prestação, pela dedicação, pelos kilometros percorridos por essas pernas. Fica a sensação de impotência a par da sensação de dever cumprido. Acredito que não se pode falar de justiça, mas reconheço que na lotaria é sempre uma questão de sorte e nunca de justiça, seja para quem for. Foi bem jogado, foi sofrido, mas não foi bem perdido. Ainda assim podemos sair orgulhosos porque caímos de pé. Valeram os 90 minutos bem suados e os nervos vividos. A derrota, assim, mói. É um desalento. É triste. Mas mais triste que isto é ver filhos do mesmo país a erguer uma bandeira espanhola por simpatias ao Barcelona, e pior, pelo ódio corrosivo de estimação que alimentam contra o Ronaldo. À minha tristeza junto um sentimento de pena por esta gente que nos apelida de "país de anormais", a estes que juntos acreditaram em Portugal. É uma pouca vergonha. Mas não digo que me surpreenda, por outra, só me revolta, ainda que não me faça falar. Deixa só latente um sentimento fervente de que um dia essa falta de vergonha os faça bater com os cornos na parede com força até fazer sangue, que é a única solução contra a ignorância e a casmurrice. De mim, estes que nos representaram tem o respeito e a dignidade merecida, a par do consolo por não terem sido mais felizes. Estou-me perfeitamente nas titntas para quanto gastaram no hotel, para o que comeram, para o que vestiram. Estão lá para jogar bom futebol e defender as cores da nossa bandeira, e isso fazem-no bem. E a mim basta-me. Oxalá a sorte [ou o sr. Platini] nos tivessem permitido chegar mais longe. Seria merecido. Mas a sorte [ou o sr. Platini] escolheu os espanhóis. Regressam derrotados, mas de cabeça erguida. Cá vos esperamos, nós, os que acreditaram, para vos aplaudir de pé. Até à próxima.

Ju*

3 comentários:

Anónimo disse...

Nunca se pode agradar a todos, sabemos que existem sempre os que são diferentes só porque sim. E depois existem ainda os diferentes que deram o braço a torcer por este grupo.

Os outros que parecem parvos vão continuar a sê-lo. Nada a fazer. O melhor era emigrarem para Espanha ou para outro sítio qualquer, poderia ser que fossem mais felizes e menos estúpidos. Sei perfeitamente a quem te referes, também vi, por isso nem valerá a pena perder tempo.

Bjs, mãe

Ju disse...

Mas aqui está: eu não me refiro a um, mas aos tantos que pensam assim. Ontem não foram poucos a festejar a vitória espanhola, e não temos assim tantos espanhóis aqui perto! Mas destes falei desde o início da competição... Por tudo o que de mau tenha o mau país, não posso compactuar com quem, por raivas e ódios especiais, se deixe corromper. Deve ser de mim, que tenho valores mais altos que isso... e a maioria que ontem tinha um gosto especial na derrota, pensa exactamente assim. Não é difícil saber porque não é camuflado nem tabu, é exibido gloriosamente... e isto a mim entristece-me, o que é que eu hei-de fazer

Anónimo disse...

Sim, sim....eu sei, são muitos, por isso o meu comentário foi escrito no plural:))

O resto não interessa nadinha.

Bjs, mãe