quarta-feira, 21 de abril de 2010

ACHAS QUE SABES DANÇAR?!

Bem, como não podia deixar de ser, a malta aproveita sempre os domingos e sábados à noite em casa para fazer uma espécie de zapping pelos canais nacionais ou do meo, ou zon ou outra porcaria qualquer que hoje em dia todos temos!! Isto porque raramente aparece alguma coisa de jeito para ver nos dias em que, supostamente, deveriam dar porque as pessoas ESTÃO EM CASA!!! CERTO?? Têm mais tempo, NÃO SERÁ?!!!


Mas enfim!! Estas coisas já não me chateiam nada. É o hábito!


Porém, há sempre qualquer coisita que se consegue perder tempo a ver, quanto mais não seja para nos divertirmos e, quem sabe, tomarmos como exemplo a coragem da maioria em atirar-se aos leões, ou crocodilos, como quiserem!! É que, vendo o lado positivo e optimista da coisa (como é sempre a minha tendência), até se consegue aprender alguma coisa quando se fazem figuras tristes, ridiculas, inimagináveis até!!


O novo programa da SIC, à semelhança do Ídolos, é a prova disso mesmo. No Domingo passado, lá estava eu a observar aquelas alminhas a abanar o esqueleto (algumas, porque outras só conseguiam mexer a massa adiposa!) e o júri a sentenciar quem tinha direito a passaporte para mais umas horas de suposta fama, quando me deparo com um comentário da jurada Marina Frangióia para uma das concorrentes (mais ou menos isto):

"Eu estou chocada, e tu és licenciada pela Escola Superior de Dança?! Como é que isto é possível?!"


Então, já agora, eu vou responder. É muito simples e aplica-se a uma franja larga da população. Ser licenciado em medicina não significa ser bom médico, ser licenciado em arquitectura não faz de ninguém bom arquitecto, ser licenciado em direito não é suficiente para ser bom advogado, ser licenciado em engenharia civil também não quer dizer que se seja um bom engenheiro.


Pois bem, para ser um bom desenhador não quer dizer que tenha que se ser arquitecto, para gerir eficazmente um negócio nem sempre é necessário ser licenciado em gestão e para confeccionar pratos de excelência e servir bem à mesa também pode não ser preciso a licenciatura em hotelaria.

Isto são apenas exemplos que mostram que a vida, a competência, o sucesso não dependem somente de uma coisa ou de outra. Dependem essencialmente da experiência de vida, da vontade de saber sempre mais, da humildade, do discernimento, da capacidade em perceber até onde é que se pode ir e da formação, também, sem dúvida.


Então porque é que por se ser licenciado em dança se tem que saber dançar? A dança é uma arte mas não é nenhuma excepção a esta quase regra! Quase regra porque existem sempre aqueles que são verdadeiros génios, inteligentes, que são bons em quase todos os domínios, quer tenham canudo ou não, quer tenham experiência ou não.


Se calhar vale a pena pensar nisto e chegar à conclusão que não vale a pena perder tempo a chocarmo-nos com estas coisas. É o prato do dia!!


Abraços, Tânia

2 comentários:

Ju disse...

para quase tudo na vida, o talento e a dedicação ditam o sucesso. Sem descurar a humildade, que abre o caminho para chegar lá..

Pima Su disse...

E eu tenho um grande exemplo que se chama Mário Velho, que só tem a 4 classe e é o Mestre dos Parafusos!